Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O que é CIPA?

Nas próximas semanas teremos as eleições para a CIPA, no navio sonda Ocean Clipper. Neste caso, acho que é de suma importância falarmos sobre o trabalho da CIPA à bordo do navio e também darmos algumas explicações para que os próximos titulares, suplentes e presidente, possam continuar o excelente trabalho que a última gestão está deixando para todos os empregados.

Então vamos começar pelo princípio: o que é CIPA? Tenho certeza que muitas pessoas já ouviram falar da CIPA, mas ainda não sabem o seu significado e importância. A CIPA significa a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo fazer com que os empregados e empregadores trabalhem em conjunto para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo que torne compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é composta por representantes dos empregados, que serão eleitos pelos funcionários, em escrutínio secreto, e pelos representantes do empregador, por ele designados.

Como diz a Norma Reguladora 5 no seu artigo 5.7 & 5.8: o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição e é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro da sua candidatura até um ano após o final do seu mandato. Infelizmente durante vários anos os pré canditatos à CIPA, queriam apenas garantir o direito o qual lhes é concedido por lei, de permanecer na comissão e consequentemente na empresa, por dois anos, uma vez que eles se sentiam perseguidos ou mesmo hostilizados dentro da companhia, e utilizavam a CIPA como uma forma de garantir o seu emprego pelo período de dois anos a mais. Felizmente, esta mentalidade acabou com a gestão que ainda está vigente. Acredito que posso dizer, que este foi o embrião para a criação da Campanha Acidente Zero, uma vez que alguns funcionários começaram a observar melhor o trabalho que era feita pela comissão. 


Este é o espírito o qual queremos para os novos titulares, suplentes e o presidente da CIPA. A comissão tem por objetivo também, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho atravês de várias ações diferentes. 


A palavra que está em voga atualmente é Comprometimento. Vamos tentar, da melhor forma possível, fazer com que este comprometimento, seja o nosso ideal de um local de trabalho seguro e com harmonia. Até o presente momento, nós estamos tendo este comprometimento, e ele está representado nos 334 dias sem acidentes que completamos hoje.


fonte: Ministério do Trabalho - Norma Reguladora 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário