Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Porque usar o EPI?

Quantas vezes você não estava andando pela rua e viu uma pessoa limpando as janelas de um apartamento, com o corpo quase todo do lado de fora da janela; ou mesmo andando perto de um posto de gasolina, no qual havia uns dois ou três funcionários, trabalhando em um andaime sem estarem usando um cinto de segurança com rabicho e preso a parte fixa da estrutura.

Estas e outras situações acontecem sempre no nosso dia a dia, mas quando você começa a trabalhar em uma empresa, na qual o Equipamento de Proteção Individual, EPI, é de suma importância para a sua segurança, você passa a ter outros comportamentos. 

Como diz a Norma Reguladora 6, do Ministério do Trabalho, no seu artigo 6.1, EPI é todo o dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Nós devemos utilizar o EPI, não como obrigação ou imposição do supervisor, mas sim como um equipamento que pode nos auxiliar na prevenção de acidentes.


A própria Norma Reguladora 6, no seu artigo 6.3 & 6.7.1, diz que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento e cabe ao trabalhador responsabilizar-se pela guarda e conservação e cumprir as determinações do empregador sobre o seu uso adequado.


Temos que ter em mente que, antes de começarmos o trabalho, estamos em perfeitas condições de saúde, e ao término do mesmo, devemos nós encontrar da mesma forma, para que possamos retornar para a nossa família em bom estado.


Nós, da Campanha Acidente Zero, conclamos todos os funcionários do navio sonda Ocean Clipper e das demais plataformas, a utilizar o equipamento de proteção individual da melhor forma possível, e sempre que o mesmo apresentar qualquer alteração, que o seu supervisor seja informado para a sua devida substituição.

Eleições da CIPA

Visando fazer um esclarecimento com relação a eleição da CIPA e também para que possam ser passadas algumas informações sobre o trabalho e a importância da comissão à todos os funcionários, neste período que antecede as eleições para os titulares e suplentes da CIPA, solicitamos ao presidente da gestão 2009/2010, Sr. Marcus Saussey, que nos fosse concedida esta entrevista.

C.A.Z. - O que você pode dizer sobre o atual momento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes à bordo do navio sonda Ocean Clipper?

Suassey - Estou muito feliz em ter podido contar com o envolvimento de todos os funcionários do Ocean Clipper. Houve inclusive um forte empenho e total apoio da Gerência à gestão 2009/2010. Na realidade, conseguimos mudar comportamentos. A relação inter pessoal fez toda a diferença ao sucesso da gestão da CIPA.


C.A.Z. - Como atual presidente da CIPA, você acha que as metas impostas por essa diretoria foram alcançadas?


Saussey - Sim, desejo enfatizar de que todas as propostas e solicitações apresentadas aos OIMs, Superintendentes e ao Gerente da sonda, foram aprovadas. Creio que cumprimos com todas as metas estabelicidas.


C.A.Z. - Qual ou quais foram as metas alcançadas, que foram as mais importantes para o navio?


Saussey - A redução do número de acidentes na sonda. O Clipper em 2009 era a unidade da frota da Brasdril, com o maior número de acidentes. Lembra?


C.A.Z. - Você acredita que o comprometimento com a segurança à bordo, está sendo alcançado, uma vez que estamos hoje, há 337 dias sem acidentes?


Saussey - Sim, certamente. O comprometimento, cumprimento aos procedimentos de segurança e o respeito ao próximo.


C.A.Z. - O que devemos esperar dos novos integrantes da CIPA?


Saussey - Comprometimento total com a segurança no intuito de prevenir acidentes. Caso contrário não será CIPA. A missão da CIPA é a de trabalhar em prol da segurança de todos que estejam à bordo da embarcação.


Gostaríamos de agradecer ao Sr. Marcus Saussey, presidente da atual gestão, pela entrevista e conclamar aos novos titulares e suplentes da CIPA, que continuem o bom trabalho que foi realizado até o presente momento por esta comissão.

 

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O que é CIPA?

Nas próximas semanas teremos as eleições para a CIPA, no navio sonda Ocean Clipper. Neste caso, acho que é de suma importância falarmos sobre o trabalho da CIPA à bordo do navio e também darmos algumas explicações para que os próximos titulares, suplentes e presidente, possam continuar o excelente trabalho que a última gestão está deixando para todos os empregados.

Então vamos começar pelo princípio: o que é CIPA? Tenho certeza que muitas pessoas já ouviram falar da CIPA, mas ainda não sabem o seu significado e importância. A CIPA significa a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo fazer com que os empregados e empregadores trabalhem em conjunto para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo que torne compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é composta por representantes dos empregados, que serão eleitos pelos funcionários, em escrutínio secreto, e pelos representantes do empregador, por ele designados.

Como diz a Norma Reguladora 5 no seu artigo 5.7 & 5.8: o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição e é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro da sua candidatura até um ano após o final do seu mandato. Infelizmente durante vários anos os pré canditatos à CIPA, queriam apenas garantir o direito o qual lhes é concedido por lei, de permanecer na comissão e consequentemente na empresa, por dois anos, uma vez que eles se sentiam perseguidos ou mesmo hostilizados dentro da companhia, e utilizavam a CIPA como uma forma de garantir o seu emprego pelo período de dois anos a mais. Felizmente, esta mentalidade acabou com a gestão que ainda está vigente. Acredito que posso dizer, que este foi o embrião para a criação da Campanha Acidente Zero, uma vez que alguns funcionários começaram a observar melhor o trabalho que era feita pela comissão. 


Este é o espírito o qual queremos para os novos titulares, suplentes e o presidente da CIPA. A comissão tem por objetivo também, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho atravês de várias ações diferentes. 


A palavra que está em voga atualmente é Comprometimento. Vamos tentar, da melhor forma possível, fazer com que este comprometimento, seja o nosso ideal de um local de trabalho seguro e com harmonia. Até o presente momento, nós estamos tendo este comprometimento, e ele está representado nos 334 dias sem acidentes que completamos hoje.


fonte: Ministério do Trabalho - Norma Reguladora 5